Como atividade de aprendizagem e avaliação, propõe-se o seguinte desafio:
- Criar um blog trabalhando em duplas (ou individual)
- Tema do BLOG: Tecnologia na Educação
- O BLOG tem que permitir comentários livres
- Incluir ferramentas no BLOG
- Incluir (no mínimo) os seguintes posts:
- Tecnologia para nós é...
- Um exemplo, em vídeo, de uso da tecnologia com seus comentários sobre o projeto apresentado
- Suas críticas e comentários sobre os 2 textos disponíveis no portal
- O QUE AINDA PODEMOS ENSINAR AOS NATIVOS DIGITAIS (Betina von Staa)
- EDUCAÇÃO DIGITAL: SENTAR-SE MUDO DIANTE DE UM PROFESSSOR NÃO FUNCIONA MAIS (Don Tapscott)
Li o texto EDUCAÇÃO DIGITAL
ResponderExcluirSentar-se mudo diante de um professor não funciona mais (Don Tapscott - 12/07/2010).
Não é difícil perceber que na educação o "novo" chegar a passos lentos. Embora a própria evolução lança desafios que emergem posturas diferenciadas frente a demanda de alunos dos tempos atuais. Não há lugar para mestre transmissor e aluno receptor. Com o uso da internet a informação tornou-se interativa, o aluno mais crítico e inquieto, ávido pelo diferente. Hoje, a competência e ahabilidade, a eficiência e a eficácia do professor poderá contribuir para orientar o aluno com visão e tecnologias inovadoras. "Embora ninguém possa voltar e fazer um novo começo, qualquer um pode começar de novo e fazer um novo fim" (autor desconhecido)
Ao ler o texto: O QUE AINDA PODEMOS ENSINAR AOS NATIVOS DIGITAIS - Betina Von Staa (http://blog.educacional.com.br)
ResponderExcluirRecordei do "Professores e Professauros" de Celso Antunes. Ainda há mesmo um certo medo de teclar ou digitar, mas estamos decididos a "aprender a aprender". Nosso aprendizado tecnológico acontecerá com os "nativos". Pode-se contribuir com o conhecimento,competência e habilidades de orientá-los à reflexão para o bom uso dos meios. A pessoa humana é soberana a toda a criação. Nenhuma ferramenta, por si só, será capaz de oferecer cidadania, dignidade e tantos valores velados pela humanidade. As novas tecnologias surgem como oportunidades para todo aprendiz. "Com grandes poderes vem grandes responsabilidades!" (Stan Lee, em o Homem Aranha).
As pessoas mudaram mas isto tudo depende de determinadas situações e profissões.
ResponderExcluirNa era digital as coisas são bem diferentes; porém nem todos tem acesso, e muitos que tem esta possibilidade e tecnologia em suas mãos não gostam e nem querem aprender.
Esta nova geração está apta para muitos afazeres....trabalham, produzem e evoluem de uma forma que estão se tornando aptas a enfrentar novos desafios....
as crianças de hoje em dia estão se superando;os nativos digitais conseguem ler na tela, seja ela grande ou pequena, e também fazem inúmeras coisas quando estão na frente de uma tela de computador...
ResponderExcluirBetina,,, nos mostra em seu texto alguns conceitos que ainda se pode discutir,,, como ter mais informações sobre a internet e a melhor forma de aprender com as milhares de funções que ela nos oferece.
Com base no texto Don Tapscott e Betina von Staa.
ResponderExcluirPode-se dizer que a Educação digital está relacionada como ferramenta de trabalho pra o professor utilizar em sala de aula, onde por meio do trabalho em grupo, é possível que os alunos criem e especialmente que possam adquirir novos conhecimentos.
Nessa nova ferramenta o educador passa a ser o mediador do conhecimento, o qual orientará os alunos sobre a melhor maneira de interagirem e assim, possam aprender e auxiliar no aprendizado. Cada aluno vai desenvolver as suas competências.
O aluno deve aprender a trabalhar com a informação, deve ter grande capacidade de aprendizado, sempre adquirindo novos conhecimentos, utilizando-os de forma crítica, sabendo trabalhar em grupo e que seja flexível empreendedor e criativo para administrar sua carreira e sua vida pessoal, social e política.
O educar passe a ser uma forma de ensinar o aluno a desenvolver processos abrangentes, segundo critérios como consistência, criatividade, envolvimento, desempenho, capacidade de articular conhecimentos, de comunicar-se e estabelecer relações, preparando o cidadão para a era digital.